Fonte: Diego dos Santos
Nesta sexta- feira (22) aconteceu na Vila Maria a 7º edição da “Caminhada pela Paz” com o tema ecologia e harmonia. O evento é parte de um movimento que surgiu do desejo de muitas pessoas em contribuir na construção de uma cultura de paz e conta com a participação de lideres comunitários, comerciantes, associações, dirigentes e educadores das escolas municipais locais, centro de saúde, grupos culturais e igrejas da comunidade.
A passeata busca envolver as crianças tanto na confecção de flores usadas para representar a paz, quanto no desenvolvimento de projetos que visam integrar a comunidade e diminuir os índices de violência. “O importante é como isso afeta as crianças — até a própria criança já usa o termo somos da paz quando se depara com brigas e atritos— no ambiente escolar”, afirmou Aparecida Miranda, coordenadora do projeto Providência e psicóloga das crianças participantes na Vila Maria. Enfatizando a importância do projeto e seu reflexo na comunidade, a irmã Maria Auxiliadora, diretora do Providência completa: “o projeto tem o intuito de mostrar a comunidade que é possível viver de forma mais serena e responsável, para que a vida dessas crianças não seja tirada antes do tempo”.
Os moradores se mostram contentes com a iniciativa e participam ativamente, seja colocando flores brancas nas portas de suas casas, ou indo junto com a marcha pelas ruas da vila. “Essas crianças participando, cantando e andando pela paz nos deixa com esperança, isso tudo é realmente muito bonito. Aqui melhorou muito, ficou muito mais tranquilo depois que o projeto começou” contou com um sorriso nos lábios, João Evangelista, morador da vila há mais de 10 anos.
No final do percurso todos se juntaram dando um abraço simbólico no terreno que futuramente será construído o Parque Ecológico da Magenta, umas das reivindicações dos moradores junto a prefeitura e já incluso na votação futura do OPBH — Orçamento Participativo da Prefeitura de Belo Horizonte.
Para mais informações acesse : http://www.projetoprovidencia.org/Cica Alfer
Nenhum comentário:
Postar um comentário